“Confiança e autonomia tiveram uma entrada sensacional no mundo do trabalho”, foi o que compartilhou recentemente Benoît Serre, responsável pelo desenvolvimento de pessoas na L’Óreal França. Nisso, ninguém pode contradize-lo, porque isso é uma consequência direta do crescimento do teletrabalho e da necessidade de se liderar a distância.
Assim, liderar a distância exige requisitos maiores do que a liderança tradicional, nos seguintes pontos:
- Ter certeza de que os objetivos estão claros, explícitos e entendidos;
- Certificar-se de que as tarefas a serem realizadas estão corretamente priorizadas e organizadas;
- Ir atrás de saber se a estrutura de trabalho do seu time está clara, explícita e entendida.
Então, como realmente liderar a distância de forma efetiva?
Uma pessoa de vendas que não acredita em seu produto, não conseguirá obter bons resultados a longo prazo. Portanto, um gerente que tem uma resistência inconsciente quando a gerência remota, vai arriscar criar obstáculos na suave trajetória de suas implementações.
Os cinco pontos que eu desenvolvo em minhas intervenções, derivados do método 5D, demonstram – através de storytelling, interpretação de papéis, casos práticos e ferramentas poderosas – como:
- Fortalecer a determinação e a agilidade necessária para liderar a distância com sucesso;
- Reforçar (emocionalmente) a disciplina, mesmo que a distância;
- Acreditar de verdade na possibilidade de liderar a distância com efetividade;
- Reforçar a cultura de auxílio remoto;
- Aprender a confiar e a ter confiança.
A confiança na gerência
Por fim, confiança e estresse são dois lados da mesma moeda. Ao atuar na confiança da gerência, nós reforçamos a qualidade de sua gerência remota para uma performance efetiva e um desenvolvimento sustentável.
O medo da gerência remota, com frequência, vem do próprio gerente, do medo de não ser bem sucedido, de se sobrecarregar, de perder o controle ou de se tornar dispensável.
Então, fortalecer suas confianças significa permiti-los delegar melhor (habilidade de dar confiança aos outros) e melhor liderança (habilidade de criar um clima de confiança com suas equipes, seus parceiros e seu próprio gerente).
Para aprender como liderar a distância de forma efetiva e sustentável, entre em contato com a gente.